top of page

Hokusai aka Shunro

A estreia de Hokusai, então com o pseudônimo Shunro, aconteceu no oitavo mês de 1779, um ano que não deixou saudades. As variações climáticas foram intensas, e monges budistas apocalípticos pregavam o mappo 末法, fim do mundo. O inverno foi rigoroso e persistente, com chuvas de granizo na capital Edo 江戸 e nevascas na região de Ise 伊勢. O verão, por sua vez, trouxe tempestades severas e, como consequência, enchentes. Para coroar, uma violenta erupção do vulcão Sakurajima 桜島, na província de Satsuma 薩摩国, e um terremoto de grandes proporções em Echigo 越後国.

Assim, em 1779 a população não estava especialmente interessada em xilogravuras, muito menos nas de um jovem artista debutante.

No entanto, Hokusai persistiu. Não almejava dinheiro, afinal o ukiyo-e não deixava ninguém rico. Tampouco buscava fama, algo desprezível para um shokunin 職人.

Havia encontrado o mais importante: seu caminho.

Duas imagens votivas de Fudo Myoo 不動明王 feitas respectivamente pelo mestre Katsukawa Shunsho e seu pupilo, Shunro.

Traduzido do sânscrito, vajrayana significa veículo do diamante, ramificação do budismo esotérico tântrico desenvolvido na Índia e no Tibete que marca a transição do pensamento especulativo do budismo mahayana — caracterizado por cosmologias grandiosas, metafísicas paradoxais, rituais complexos e éticas universais — para conceitos mais concretos, aplicáveis à vida individual. Vajra é o termo que designa algo real e inquebrantável, em oposição às ilusões que assolam os seres humanos. Yana, por sua vez, seria a busca espiritual pelo indestrutível absoluto.

O budismo vajrayana cultua os vidyaraja, monarcas sábios que incorporam a capacidade dos budas do universo de superar as paixões mundanas que cegam. Os vidyaraja resguardam os mantras, palavras místicas compostas de sílabas embebidas da força que protege os praticantes do budismo de injúrias, más influências e prejuízos. Os regentes são representados raivosos, os olhos estralados, afinal incorporam a energia indomável da compaixão, responsável por pulverizar os obstáculos que impedem a obtenção da sabedoria que conduz à libertação. Dos vidyaraja, os mais famosos são os quatro reis que personificam os pontos cardeais e seu comandante, Fudo Myoo.


Título: Yakusha Ichikawa Danjuro godai Fudo Myoo sekizo Kitekaeru Nishiki no Wakayaka juichigatsu Nakamura-za 1780 nen 役者市川團十郎五代不動明王石像喜重錦の若夜十一月中村座1780年 (1780)

Artista: Katsukawa Shunsho 勝川春章 (1726-1792)


Título: Fudo Myoo to ni doji 不動明王二童子

Artista: Katsukawa Shunro 勝川春朗 / Katsushika Hokusai 葛飾北斎 (1760-1849)

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page