top of page

Só no ascetismo

Atualizado: 20 de out. de 2022


Na friaca debaixo da cachoeira, vemos o ator de cabúqui 歌舞伎 Ichikawa Kodanji IV 四代目市川小団次 (1812-1866) no papel de um hyakusho 百姓, homem do campo. O sal da terra. Mais especificamente, o fazendeiro Ichibei 市兵衛, de Anegasaki 姉ヶ崎, prefeitura de Chiba 千葉県.

Kodanji era baixinho, pintor de rodapé, sem nenhum dos atributos físicos essenciais às grandes estrelas da constelação do cabúqui: voz retumbante ou aveludada, rosto viril ou delicado, olhar hipnotizante de naja. Mesmo assim, superou as deficiências e se tornou um dos grandes tachiyaku 立ち役, protagonista de papéis masculinos, do século 19.

Não apenas, Kodanji alcançou excelência no hayagawari 早変わり, a troca superveloz de guarda-roupas. Uma Lady Gaga no tapete vermelho do MET Gala. Ainda foi pioneiro em um punhado de artifícios de palco, como o espetacular chunori 宙乗り, a tirolesa invertida, em que o ator alcançava o lado oposto do teatro flutuando sobre os espectadores.

Sua parceria com o dramaturgo Kawatake Mokuami 河竹黙阿弥 (1816-1893) foi significativa para o cabúqui pré Restauração Meiji (1868-1912). Para Kodanji, Mokuami concebeu alguns de seus melhores sewamono 世話物, dramas domésticos protagonizados por personagens do povo.


Título: Anegasaki hyakusho Ichibei Ichikawa Kodanji yodaime 姉ヶ崎百姓市兵衛市川小団次四代目 (1864)

Artista: Utagawa Yoshiiku 歌川芳幾 (1883-1904)


postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page