top of page

Otokodate


Olhar de diamante. Cabelo de bozo pós-banho. Eis Onoe Shoroku II 二代目尾上松緑 (1913-1989), nome de palco de Yutaka Fujima 藤間豊, notório ator de cabúqui 歌舞伎 especializado em papéis masculinos. E o que é mais másculo, mais hétero top do que a figura super tatuada do peixeiro Danshichi Kurobei 団七九郎兵 flagrado em um dos momentos mais dramáticos da peça Natsumatsuri naniwa kagami 夏祭浪花鑑, em que assassina o padrasto serve-pra-nada? Blasé, Danshichi sequer se digna a utilizar a catana longa, mas a desonrosa espada que traz às costas.

Danshichi personificava o arquétipo do otokodate 男伊達 de Osaka 大阪, indivíduos à margem da lei que se opunham às injustiças e abusos perpetrados pela aristocracia samurai contra o cidadão comum. Rude, porém de princípios elevados, o otokodate ideal era pobre de marré deci, indiferente a recompensas, bens materiais ou posição social. Extraordinário nas artes marciais e no manuseio da catana, detinha um charme, um elã natural que provocava suspiros entre as mulheres. Mas, acima de tudo, o otokodate seguia à risca os princípios do bushido 武士道, o código de ética do guerreiro.


Imagem: Danshichi / Nidaime Onoe Shorokujo 団七二代目尾上松緑丈 (1954)

Série: Gendai butai geika 現代舞台芸花

Artista: Ota Masamitsu 太田雅光 (1892-1975)


postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page