O moralista e a devassa


Publicada em 1875 para a edição 571 do periódico Yubin Hochi Shinbun 郵便報知新聞, a imagem apresenta um estrangeiro de suíças apoiado na bengala para melhor chutar uma prostituta local, que tanto insiste em oferecer seus serviços.

Dois anos após sua fundação em 1873, o Yubin Hochi Shinbun empregou Tsukioka Yoshitoshi 月岡芳年 (1839-1892) para ilustrar pautas diversas — políticas e econômicas, policiais, cotidianas e sobrenaturais —, xilogravuras posteriormente inseridas na forma de furoku 付録, suplementos exclusivos para assinantes. Um dos catalisadores para a contratação do profissional de ukiyo-e foi o sucesso de vendas do maior concorrente, o Tokyo Nichinichi Shinbun 東京日日新聞, que anos antes convocara para função similar um dos maiores rivais artísticos de Yoshitoshi, Utagawa Yoshiiku 歌川芳幾 (1833-1904).


A revolução industrial japonesa eclodiu durante a era Meiji 明治時代 (1868-1912), quando os líderes da nação acordaram em unir forças para se equiparar ao moderno Ocidente. Ao governo coube, por exemplo, a construção de ferrovias, a revitalização de estradas e a implementação de programas de reforma agrária que preparassem o país para o desenvolvimento vindouro.

Nessa época, o Japão importou diversos estrangeiros da Europa e dos Estados Unidos para auxiliar no ensino das novas tecnologias e correntes de pensamento.


postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo