top of page

Inverno no vilarejo ninja


Famosos pela atuação no sengoku jidai 戦国時代 (1467-1615), o período das guerras civis entre clãs, os ninjas são parte importante da história do Japão. Curiosidade, o termo ninja 忍者 só se popularizou na era Taisho 大正時代 (1912-1926). Originalmente, eram chamados de shinobi 忍び e, depois, de kanja 間者 e onmitsu 隠密, ambos traduzidos por espião. Grupos de ninjas povoavam o território, esmerando-se em artes secretas nas mais de setenta escolas de ninjutsu 忍術 da época. Delas, particularmente famosas são a Iga-ryu 伊賀流, na prefeitura de Mie 三重県, e a Koka-ryu 甲賀流, na prefeitura de Shiga 滋賀県.


Criada no final do século 20, a xilogravura apresenta um cenário gelado no vilarejo de Koka, berço da Koka-ryu. Os ninjas da escola eram treinados em disfarce, evasão, camuflagem, remédios herbáceos e venenos, assim como formas de combate mais convencionais. Os ninjas aprendiam, por exemplo, a utilizar ganchos para escalada, instrumentos para arrombamento e utensílios como o mizugumo 水蜘蛛, aranha das águas, que permitia flutuar sobre rios e fossos. Os ninjas da Koka-ryu eram divididos em categorias, estabelecidas por nível de habilidade individual: jonin 上忍, ninja superior, chunin 中忍, ninja médio, e genin 下忍, ninja inferior.

Sendo a região de Koka abundante em ervas medicinais, os ninjas locais costumavam se disfarçar de boticários itinerantes para coletar informações relevantes.

Título: Koka no yuki 甲賀の雪

Artista: Nishijima Katsuyuki 西嶋勝之 (1945-)


postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

5 visualizações
bottom of page