top of page

Flagrantes em 24 horas - - - 5 pm


Com a manga do quimono de cores sóbrias, a jovem gueixa 芸者 protege nariz e boca enquanto ilumina o altar doméstico, onde é visível o estrado cerimonial sobre o qual estão sentadas, em uma almofada púrpura — a cor da moda nas xilogravuras do período —, as rosadas e simpáticas figuras de Okame 阿亀 e Fukusuke 福助, patronos dos artistas.

Atrás da dupla, uma plaqueta votiva ema 絵馬 dentro de um envelope noshi 熨斗, precursor do origami 折紙 moderno. Ao lado, um ancinho ornamental kumade 熊手 feito de bambu e enfeitado com talismãs — no caso, a máscara da alegre e rechonchuda Okame e tiras de papel sagrado shide 紙垂 dobradas em zigue-zague. Os ancinhos costumavam ser comercializados em tendas a céu aberto durante o Torinomachi 酉の町, festival que acontecia no santuário Otori 浅草鷲神社, em Asakusa. Acreditava-se que os kumade recolhiam fortuna para o ano que se iniciava. Por fim, pendurado próximo ao coque da moça, um cordão carregado de oráculos de boa sorte omikuji 御神籤.

No destaque, um ema inscrito com a palavra ukeau, garantir ou responsabilizar-se por, também utilizada no sentido de afiançar negócios futuros. Estaria a gueixa orando por uma futura proposta de um cliente montado no dinheiro?


Título: Gogo goji 午後五時

Série: Mitate chuya nijuyo ji no uchi 見立昼夜廿四時之内 (1890)

Artista: Toyohara Kunichika 豊原国周 (1835-1900)

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page