top of page

Flagrantes em 24 horas - - - 2 pm


A moça retoca o penteado diante do toucador de madeira, onde está disposto um sortimento de cosméticos e acessórios, como pincéis e alfinetes. O penteado é do tipo osuberakashi 大垂髪, endurecido em suaves auréolas que emolduram o rosto e amarrado na altura da nuca com tiras de papel trançado motoyui 元結. As sobrancelhas raspadas, assim como o robe interno vermelho e branco, evocam a moda cortesã do período Heian 平安時代 (794-1185) e refletem o visual em voga na elite da era Meiji 明治時代 (1868-1912).

No destaque, um leque dobrável confeccionado com ripas de madeira. Quando dobrado, o utensílio permanecia fechado com auxílio do cordão de fios de seda vermelho. O objeto é decorado com pinheiros e nuvens douradas, imagens comumente presentes nos leques carregados pela imperatriz Haruko 美子 (1850-1914), esposa do imperador Meiji 明治天皇 (1852-1912).

A jovem se arruma para uma festa elegante, talvez um evento vespertino no Rokumeikan 鹿鳴館, mansão de dois andares construída em 1883 na capital Tóquio com o intuito de impressionar diplomatas e dignitários ocidentais, que, ao se encontrarem em uma atmosfera projetada para emular a europeia, teoricamente se tornariam propensos a considerar o Japão em termos igualitários e, assim, renegociar os tratados comerciais desiguais vigentes. O Rokumeikan oferecia elaborados banquetes, com cardápios redigidos em francês. No salão de baile, cavalheiros japoneses em ternos importados de alfaiates londrinos dançariam valsas, polcas e mazurcas com damas nipônicas em requintados vestidos parisienses.

Título: Gogo niji 午後二時

Série: Mitate chuya nijuyo ji no uchi 見立昼夜廿四時之内 (1890)

Artista: Toyohara Kunichika 豊原国周 (1835-1900)

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page