Flagrantes em 24 horas - - - 2 am


A jovem veste um elaborado quimono interno azul-calcinha com motivos florais. A faixa de cintura amarelo-esverdeada obi 帯 está decorada com takara zukushi 宝尽くし, coleção de símbolos mágicos auspiciosos. Tem de tudo: capa de chuva de palha kakuremino 隠れ蓑, chapéu de junco kakuregasa 隠れ笠, bolsa de seda para guardar dinheiro kin’no 金嚢, cravo-da-índia choji 丁子, chave do armazém hoyaku 宝鍵, pingente em forma de diamante shippo 七宝 e joia flamejante hoju 宝珠, a preferida de raposas, dragões e leões chineses. O quimono externo, por sua vez, mantém o padrão do interno e apresenta peônias, cerejeiras, crisântemos, laranjas-mandarim e ameixeiras.

O balão de destaque exibe uma pequena mesa de bordas arredondadas, utilizada em ocasiões cerimoniais e sobre a qual descansa uma tartaruga marinha secular minogame 蓑亀 — tão, mas tão idosa que as algas grudadas em sua carapaça ao longo das décadas formaram uma longa cauda. Chique. Vizinhos ao animal, ramos de pinheiro e de bambu, que, em parceria com a ameixeira, formam o power trio shochikubai 松竹梅, os três amigos do inverno, também associados ao ano-novo.

Assim, presume-se que a jovem participa das comemorações de réveillon, o que justifica a presença na imagem de tamanha variedade de ícones de longevidade e boa sorte.


Título: Gozen niji 午前二時

Série: Mitate chuya nijuyo ji no uchi 見立昼夜廿四時之内 (1890)

Artista: Toyohara Kunichika 豊原国周 (1835-1900)

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo