top of page

Flagrantes em 24 horas - - - 1 pm


Uma jovem bem-nascida está sentada à mesa, aparentemente absorta na leitura. Ao lado, uma publicação similar. Em termos individuais, trata-se da imagem mais ocidentalizada da série, evidente pela toalha de mesa com padrões florais de avó, pelo vaso azul e branco, o espelho retangular que reflete esquisito e os livros de miolo costurado e capa dura.

Com o advento da era Meiji 明治時代 (1868-1912), aumentaram as oportunidades de ensino formal para mulheres das classes média e alta, porém governo e sociedade ainda consideravam a educação feminina não um avanço da direção da igualdade de gênero, mas uma ferramenta: mulheres cultas produziriam filhos homens mais inteligentes e capazes. A visão era corroborada pela imperatriz Haruko 美子 (1850-1914), conforme versos de sua autoria:


Diamantes impolidos não brilham

Pessoas incultas jamais demonstrarão verdadeira virtude

Seja diligente em todos os momentos

Como os ponteiros do relógio, em movimento contínuo

Que objetivo não poderá ser alcançado?


Criança, Haruko era um prodígio. Aos 4 anos, já lia antologias de poesia clássica japonesa. Man’yoshu 万葉集, Kokin wakashu 古今和歌集, Shin kokin wakashu 新古今和歌集. Aos 5 anos, compôs os primeiros versos. Dois anos depois, com o auxílio de tutores, aprendeu chinês clássico, o que despertou seu interesse por caligrafia 書道. Aos 12 anos, dedilhava canções no koto 琴 e memorizou as principais peças do teatro nô 能. Também se destacou em arranjos florais 生け花, cerimônia do chá 茶の湯 e finanças.

Brinca.

Em 1869, aos 19 anos, casou-se com o imperador Meiji 明治天皇 (1852-1912). Na função de primeira-dama, encorajou as mulheres a abandonar os quimonos em prol de vestimentas ocidentais, incentivou a educação feminina em benefício da nação e realizou obras de caridade, muitas em parceria com a Cruz Vermelha suíça.

Em destaque na imagem, um pote de tinta e um pincel. Os versos explicam que bastaram alguns minutos para a jovem se desinteressar do livro didático de gramática inglesa. Uma ironia, que sugere não ser a moça o modelo de diligência advogado pela imperatriz.


Título: Gogo ichiji 午後一時

Série: Mitate chuya nijuyo ji no uchi 見立昼夜廿四時之内 (1890)

Artista: Toyohara Kunichika 豊原国周 (1835-1900)

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page