top of page

Dedo de seta

Da série Espelho de generais famosos do grande Japão, vemos ninguém menos que Kamitsukeno Yatsunada 上毛野八綱田 em pleno ataque ao castelo de Saohiko 狭穂彦王, irmão de Saohime 狭穂姫, a dita-cuja em vias de ser carbonizada pelas labaredas furiosas.

A princesa Saohime foi esposa de Suinin 垂仁天皇 (69 a.C.-70 d.C.), décimo primeiro dos regentes lendários japoneses, que viveu impressionantes 140 anos. Famosa pela inteligência, a moça era fora da curva. Certa feita, o imperador ordenou que fosse capturada, ao que a jovem raspou a cabeça e fez dos cabelos peruca, além de desgastar as vestimentas com álcool e cortar os fios das pulseiras de modo a que, quando os vassalos tentaram levá-la, seus cabelos se despegaram, as roupas rasgaram e os acessórios se romperam. Proibidos de tocá-la, restou aos homens retornarem de mãos vazias.

Com o intento de usurpar o trono imperial, Saohiko instigou a irmã a tirar a vida de Suinin, porém a princesa, toda patriota, cagueta o irmão. Língua de tamanduá. Enfurecido, Suinin despacha Kamitsukeno Yatsunada e seu exército para aniquilar o insurgente. Angustiada pela decisão, embora acertada, Saohime acorre para o lado do irmão, acompanhando-o na morte quando o castelo é invadido e incendiado.

 

Imagem: Kamitsukeno Yatsunada 上毛野八綱田

Série: Dainippon meisho kagami 大日本名将鑑 (1880)

Artista: Tsukioka Yoshitoshi 月岡芳年 (1839-1892)

 

postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page