Criaturas das sombras


Xilogravura da série Sombras Improvisadas – Nova Edição, que pertence ao gênero de imagens lúdicas omocha-e 玩具絵, direcionado ao público infantil e que inclui, por exemplo, jogos de tabuleiro, máscaras folclóricas e atores de cabúqui com figurinos recortáveis. Embolar os dedos para criar bichos de sombra era um passatempo comum entre as crianças do período Edo 江戸時代 (1603-1868), e tais publicações auxiliavam na expansão do repertório.

Aqui, são apresentados um corvo de bico pequeno, uma tartaruga tomando sol na rocha, um caramujo alerta, um homem de braços arqueados e chapéu chinês, uma simpática raposa, um coelho de nariz adunco, uma coruja metaleira e um shachihoko 鯱鉾, criatura mítica com cabeça de leão, corpo de peixe e a capacidade de invocar tempestades. Os shachihoko eram posicionados nos telhados dos castelos dos daimiôs para protegê-los de eventuais incêndios.

Em três das figuras, constam instruções para deixá-las super dinâmicas: “mova os hashi lateralmente, de modo a tornar o caramujo ainda mais alerta”, “dobre o joelho e forme o dorso da raposa” e “abra os dedos da mão inserida na manga do quimono e faça a coruja bater as asas”.


Série: Shinban kageboshi tsukushi 新版かげぼしつくし (1842)

Artista: Ando / Utagawa Hiroshige 安藤 / 歌川広重 (1797-1868)


postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Miau