top of page
c33editora

Borbulhas de amor

As imagens apresentam uma ama 海女, mergulhadora apanhadora de conchas. Seu nome, Tamatori-hime 玉取姫.

A fábula desabrocha em torno da figura histórica Fujiwara no Kamatari 藤原鎌足 (614-69). Após a morte deste, o imperador vigente da dinastia Tang 唐 (618-907) chinesa, que recebera a filha de Kamatari como consorte, enviou ao Japão três inestimáveis tesouros para honrar sua memória e confortar a amante enlutada. Uma das relíquias, uma pérola, acabou furtada por Ryujin 龍神, o Rei Dragão, durante uma tempestade que se abateu sobre a frota na baía de Fusazaki 房前.

O filho de Kamatari, Fujiwara no Fuhito 藤原不比等 (659-720), partiu em busca da joia, ocasião em que conheceu Tamatori-hime e com ela se casou. Ao se inteirar dos fatos, a mergulhadora prometeu recuperar a pérola e, após reiterados fracassos, obteve êxito ao induzir ao sono Ryujin e seus asseclas por meio de uma canção.

Ao recuperar o tesouro, Tamatori-hime acabou perseguida pela horda de criaturas marinhas recém desperta. Então, rasgou o próprio tórax com a faca que trazia consigo e em seu interior depositou a joia. O sangue, que vertia aos borbotões, turvou a visão dos inimigos e permitiu à ama que escapasse.

A mergulhadora faleceu em decorrência do ferimento. Até hoje, é reverenciada por seu abnegado sacrifício.

Imagem: Tamatori ama to ryu 玉取り海女と龍 (1844)

Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)

 

Imagem: Tamatori ama 玉取り海女

Série: Genji kumo ukiyo-e awase 源氏雲浮世画合 (1845-6)

Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page