A cachoeira Fudo, em Oji


Publicada em 1857 para a série Cem Vistas Famosas de Edo, somos brindados com a cachoeira Fudo 不動滝, ramificação do rio Api 安比川 localizada na cidade de Hachimantai 八幡平市, prefeitura de Iwate 岩手県. Trata-se de uma das cem principais quedas d’água do país, de acordo com a lista publicada em 1990 pelo Ministério do Meio Ambiente japonês.

As partes individuais da imagem se complementam para atrair a atenção do espectador para a cachoeira, cujo centro exibe um tom profundo de azul prussiano que desbota para as margens — técnica de dégradé conhecida como bokashi 暈し — e intensifica a sensação da presença do divino na natureza.

Além de dar escala à cascata, o grupo em primeiro plano é responsável pelo toque humano da cena. Duas mulheres de quimono admiram a beleza do local. Os homens, por sua vez, aproveitam os poderes curativos da fonte. Um deles estende o braço em busca do chá quente oferecido pela velha serviçal enquanto o colega tenteia a temperatura da água.


Em obras como esta compreende-se por que Hiroshige é considerado um mestre dos gêneros fukei-ga 風景画, imagens de paisagens, e meisho-e 名所絵, imagens de lugares famosos.


Título: Oji Fudo no taki 王子不動之滝 (1857)

Série: Meisho Edo hyakkei 名所江戸百景 (1856-59)

Artista: Ando / Utagawa Hiroshige 安藤 / 歌川広重 (1797-1868)


postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Miau