EVITE SE DISTRAIR COM BOBAGENS
A maior parte do que se considera diversão legítima é algo barato ou tolo e apenas explora ou serve de instrumento às fraquezas das pessoas. Evite fazer parte da multidão que se entrega a esses passatempos. Sua vida é muito curta e você tem coisas mais importantes a fazer. Seja exigente quanto às imagens e ideias que admite estarem presentes em sua mente. Se você mesmo não é capaz de escolher a que pensamento e imagens se expõe, alguém o fará, e os motivos dos outros podem não ser dos mais elevados. Descair imperceptivelmente para a vulgaridade é a coisa mais fácil do mundo. Mas isso não precisa acontecer se você estiver determinado a não desperdiçar seu tempo e sua atenção com bobagens.
OBSERVE AS PROPORÇÕES E A MODERAÇÃO ADEQUADAS
Estando vigilantes, podemos impedir a tendência ao excesso. Seus bens devem ser proporcionais às necessidades de seu corpo assim como o sapato deve se adaptar ao tamanho do pé.
Sem treinamento moral, podemos ser levados ao excesso. As pessoas às vezes são tentadas a comprar coisas supérfluas, extravagantes e variadas, quando deveriam pensar em utilidade, conforto e durabilidade.
Quando caímos, mesmo que ligeiramente, na falta de moderação, corremos o risco de perder o equilíbrio e nos deixamos levar pelos caprichos.
A EXCELÊNCIA INTERIOR IMPORTA MAIS DO QUE A APARÊNCIA
As mulheres muitas vezes são cortejadas pelos homens ou avaliadas somente em função da aparência.
Lamentavelmente, isso pode fazer uma mulher se sentir muito desvalorizada, o que leva seus talentos interiores a se atrofiarem. Ela pode se sentir compelida a investir muito tempo e esforço para realçar sua beleza física, distorcendo sua personalidade natural na tentativa de agradar aos outros.
É triste constatar que muitas pessoas, tanto mulheres quanto homens, colocam tanta ênfase no culto à aparência e na impressão que causam nos outros.
Os que buscam a sabedoria acabam compreendendo que, embora o mundo às vezes nos recompense por motivos errados ou superficiais — a nossa aparência física, a família a que pertencemos, a riqueza que possuímos e assim por diante —, o que realmente importa é quem somos em essência e como estamos evoluindo.
VIVA COM SIMPLICIDADE PARA O SEU PRÓPRIO BEM
Não se encha de orgulho se for capaz de prover as suas necessidades com poucos recursos. A primeira tarefa da pessoa que deseja viver sabiamente é libertar-se das limitações causadas pelo hábito de se ocupar demais consigo mesma.
Reflita na maneira como vivem os pobres, tão mais moderada do que a nossa, e em como eles suportam melhor a dureza da vida. Se você quiser desenvolver sua capacidade de viver uma vida simples, faça-o para si mesmo, com discrição, e não para impressionar os outros.
VIVER A SABEDORIA É MAIS IMPORTANTE DO QUE SABER A RESPEITO DELA
Se alguém tenta impressionar você afirmando compreender os escritos e as ideias de grandes pensadores, pense que o importante não é apenas ser capaz de falar com fluência sobre assuntos intricados. O essencial é compreender a natureza e harmonizar intenções e ações com a maneira como as coisas são. A pessoa que compreende verdadeiramente os escritos e preceitos de qualquer grande pensador é aquela que aplica de fato os seus ensinamentos. Existe uma grande diferença entre dizer e fazer coisas valiosas.
Não atribua peso excessivo à erudição pura e simples. Valorize o exemplo das pessoas cujas ações são coerentes com os princípios que professam.
COMECE A VIVER SEUS IDEAIS
Chegou o momento de encarar com seriedade a questão de viver de acordo com seus ideais. Uma vez tendo determinado quais são os princípios espirituais que você quer seguir à risca, submeta-se a esses princípios como se fossem leis, como se fosse de fato um pecado infringi-los.
Não faça caso se os outros não partilharem suas convicções. Por quanto tempo ainda você pode adiar o projeto de se tornar quem você realmente quer ser? O lado melhor do seu caráter não pode mais esperar.
Ponha seus princípios em prática. Agora. Chega de desculpas e adiamentos. Você não é mais uma criança. Quanto mais cedo se dedicar a seu programa espiritual, mais feliz será. Quanto mais você esperar, mais será vulnerável à mediocridade, mais sentirá vergonha e arrependimento, porque sabe que é capaz de fazer melhor.
Deste minuto em diante, jure que vai parar de decepcionar-se. Desligue-se do resto da multidão. Decida ser uma pessoa extraordinária e faça o que for preciso para isso.
Agora.
Epicteto. A arte de viver: o manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
Comentarios