Melancolia é o sentimento de vaga e doce tristeza que induz o devaneio e a meditação. Templos, portanto, são lugares um tanto melancólicos. À noite, e debaixo de chuva, vixe. Pra comer rivotril igual jujuba.
Construído em 1612 em Edo 江戸, o templo Takanawa Sengaku 高輪泉岳寺 abriga os túmulos dos quarenta e sete samurais sem mestre ronin 浪人 que protagonizaram, em 1703, a vingança mais famosa da história do Japão, episódio que refletiu valores celebrados há séculos na sociedade marcial.
Irritado pelos comentários jocosos de um oficial a serviço do xógum 将軍, o daimiô 大名 de um pequeno feudo 藩 perde a compostura e avança contra o homem com sua catana 刀, ignorando ser crime capital desembainhar espadas no palácio do generalíssimo. Consequentemente, foi sentenciado ao seppuku 切腹, suicídio ritual por desentranhamento. Inconformados, quarenta e sete dos seus mais fiéis vassalos planejaram uma elaborada vendeta e, no ano seguinte, pularam o muro da residência do oficial, assassinaram o dito-cujo, apresentaram sua cabeça decepada diante do santuário do daimiô e, em seguida, cometeram suicídio coletivo.
Fim.
Séries: Nihon meisho zue 日本名所図会, Tokyo fukei 東京風景 (1933-35)
Título: Takanawa Sengakuji 高輪泉岳寺 (1933)
Artista: Tsuchiya Koitsu 土屋光逸 (1870-1949)
postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world
Comments