top of page

Que tiro foi esse?


Aqui, Utagawa Kuniyoshi retrata seu contemporâneo, o homem das panturrilhas de aço, Nakamura Utaemon IV 四代目中村歌右衛門 (1798-1852), notório representante de uma linhagem de atores do teatro cabúqui 歌舞伎 atuante em Kansai 関西地方, zona oeste de Honshu 本州, ilha principal do Japão. Mais especificamente, na região conhecida por Keihanshin 京阪神, que abrange as áreas metropolitanas de Quioto 京都, Osaka 大阪 e Kobe 神戸. No mundo tradicional do cabúqui, nomes artísticos eram legados de geração em geração, o que possibilitou alçar algumas genealogias a um estrelato perdurado por séculos.

Utaemon incorpora Goto Mototsugu 後藤基次 (1565-1615), vulgo Goto Matabei 後藤又兵衛, samurai que, em certa batalha, mostrou bravura tamanha que estarreceu inimigos e aliados. Com táticas de guerrilha, que empregavam avanços e recuos ágeis, ceifou sozinho a vida de quase oitenta soldados, interrompendo a matança somente porque sua montaria resfolegava exausta.

Dada a proximidade com a China, há tempos o Japão conhecia a pólvora. Canhões rudimentares apareceram no arquipélago em torno de 1270, estruturas cilíndricas de metal que receberam o nome de teppo 鉄砲. Apesar dos pesares, o uso de tais artefatos só foram utilizados de forma massiva após o breve intercâmbio estabelecido com os portugueses, a partir de 1543.

Na imagem, é difícil determinar se Mototsugu está prestes a disparar ou se transporta o trambolho para uma posição estratégica. A arma se mostra maior que os típicos furankiho フランキ砲, canhões de retrocarga manuais, assemelhando-se a um canhão taiho 大砲 de porte médio, em geral revestido em madeira e disposto sobre suportes móveis do mesmo material, capazes de absorver o coice decorrente do disparo.


Imagem: Ozutsu wo kakaeru yondaime Nakamura Utaemon 大筒を抱える四代目中村歌右衛門 (c. 1845-46)

Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)


postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page