top of page

Vista número 4: o distrito dos prazeres de Gion

Cena de uma das peças mais populares do teatro cabúqui 歌舞伎, Kanadehon Chushingura 仮名手本忠臣蔵. Trata-se de uma sensacional história de vingança inspirada em fatos reais sucedidos nos anos de 1701 a 1703.

Asano Naganori 浅野長矩 (1667-1701), um inexperiente nobre interiorano, encontrava-se alocado no palácio xogunal na capital Edo 江戸 e foi-lhe solicitado que recepcionasse um importante emissário imperial de Quioto 京都. Kira Yoshinaka 吉良義央 (1641-1703), especialista nos tantos protocolos e cerimoniais cortesãos, foi encarregado de auxiliá-lo, porém o parvo Asano não atinou de pagar ao homem as propinas habituais. Kira passou a escarnecer Asano por tamanha falta de sofisticação até a paciência deste se esgotar e o nobre atacá-lo com a espada. Pelo crime de desembainhar uma catana no interior do palácio, o xógum Tokugawa Tsunayoshi 徳川綱吉 (1646-1709) o condenou ao seppuku 切腹, suicídio ritual por desentranhamento. Dois anos depois, quarenta e sete vassalos de Asano se desforram ao assassinar Kira e ofertar sua cabeça degolada no túmulo do injustiçado senhor, para em seguida cometerem suicídio coletivo.

Os acontecimentos se arraigaram no imaginário popular e, em três anos, a primeira de muitas dramatizações foi apresentada ao público. Contudo, para estar em consonância com diretrizes governamentais que proibiam a representação de ocorrências recentes, a peça acabou realocada para o palácio do xógum Ashikaga Takauji 足利尊氏 (1305-1358), em Quioto, no século 14. Os nomes dos personagens principais também foram trocados: Asano se tornou Enya Hangan 塩谷判官 e Kira assumiu o nome Ko no Moronao 高師直, ambos personagens históricos, enquanto o líder dos samurais sem mestre passou a ser chamado Oishi Yuranosuke 大石内蔵助.

A imagem apresenta o sétimo ato de Kanadehon Chushingura. O cenário, o exterior da casa de chá Ichiriki 一力茶屋, no distrito dos prazeres de Gion 祇園遊廓, margem leste do rio Kamo 鴨川, em Quioto. Com mais de três séculos de existência, a chaya ainda opera nos dias atuais.

Yuranosuke fez da Ichiriki quartel-general, onde fingia viver de forma dissoluta com o intuito de ludibriar Moronao e torná-lo vulnerável sob um ilusório sentimento de segurança. O filho de Yuranosuke, denominado Oboshi Rikiya 大星力弥 na peça, está em vias de entregar ao pai uma carta escrita por Kaoyo 顔世, viúva de Enya, na qual atualiza as atividades dos conspiradores. Rikiya deve agir em sigilo, de modo que olha o entorno enquanto bate o guarda-mão da espada contra a bainha para chamar a atenção de Yuranosuke.

O jovem se encontra no jardim da elegante casa de chá e avança pelo caminho ladeado por uma lanterna de pedra. Com apenas 17 anos, ainda ostenta as longas madeixas características dos jovens. O casaco curto evoca o padrão denteado preto e branco tornado símbolo dos quarenta e sete ronin 浪人. A seriedade na face prenuncia seu destino honroso e trágico.

 

Título: Gion machi 祇園まち

Série: Tsuki hyakushi 月百姿 (1885-1892)

Artista: Tsukioka Yoshitoshi 月岡芳年 (1839-1892)

Comments


bottom of page