top of page

Plus size


Ozora Buzaemon 大空武左エ門 (1796-1832) nasceu em Yabe 矢部町, cidade da província de Kumamoto 熊本県, famosa pelos doces de arroz glutinoso chosen ame 朝鮮飴, de origem supostamente coreana.

Em 1827, Buzaemon acompanhou seu senhor em viagem a Edo 江戸, no cumprimento das imposições ditadas pelo sankin kotai 参勤交代, política que obrigava os daimiôs 大名 a alternar períodos na capital e em seus domínios, solução encontrada pelo xogunato Tokugawa 徳川幕府 para encurtar as rédeas dos mais de duzentos clãs distribuídos pelo território e sufocar eventuais tentativas de golpe.

Em Edo, Buzaemon fez sua estreia profissional no sumô 相撲, alçando-se rapidamente à divisão makunouchi 幕の内, a mais elevada do esporte, cuja tradução significa dentro das cortinas, referência aos primórdios da luta, época em que os competidores melhor ranqueados permaneciam em um setor cortinado que os separava dos demais. Buzaemon alcançou a subdivisão maegashira 前頭, a inferior das cinco que compõem a makunouchi.

O sujeito era grande e forte, com impressionantes 2,27 metros, o que o colocava entre os mais altos do sumô, ao lado de Ikuzuki Geitazaemon 生月鯨太左エ門 (1827-1850). Buzaemon se tornou uma sensação, e logo xilogravuras e impressões em tamanho natural das suas mãos foram colocadas à venda, super disputadas pelo público. O lutador, contudo, detestava a atenção recebida e no mesmo ano abandonou Edo para retornar à saudosa Yabe, onde faleceu aos 36 anos.

A inscrição na margem inferior direita revela que Watanabe Kazan 渡辺崋山, autor do retrato, foi apresentado a Buzaemon na residência de um famoso erudito confucianista. É perceptível o desconforto do homem diante da atenção recebida.


Imagem: Ozora Buzaemon zo 大空武左衛門像 (1827)

Artista: Watanabe Kazan 渡辺崋山 (1793-1841)

5 visualizações

コメント


bottom of page