top of page

O pagode debaixo da chuva ao anoitecer


Uma mulher se abriga da chuva enquanto caminha diante do Yasaka, imponente construção de cinco andares e 46 metros de altura localizada em Quioto. A noite se aproxima veloz.

O pagode Yasaka 八坂の塔, ou templo Hokanji 法観寺, foi edificado no ano de 592, tão tradicional que ostenta o título de pagode mais antigo da velha capital. Acabou destruído uma dúzia da vezes, entre incêndios e disputas de clãs, sempre retornando à forma original por meio de restaurações ꟷ a última ocorrida em 1440, por ordem de Yoshinori Ashikaga 足利義教 (1394-1441), sexto xógum do período Muromachi 室町時代 (1336-1573).


A pedido do influente editor Watanabe Shozaburo 渡辺庄三郎 (1885-1962), Kasamatsu Shiro criou muitas xilogravuras no estilo shin-hanga 新版画. A partir da década de 1950, o artista experimenta produzir no estilo sosaku-hanga 創作版画, em que o indivíduo se encarrega de conceber, entalhar, imprimir e publicar as próprias obras, em oposição ao método clássico utilizado no ukiyo-e 浮世絵. O shin-hanga assegurava um fluxo de caixa constante, enquanto os trabalhos em sosaku-hanga, mais criativos e livres de restrições de gênero, pendiam para a esfera do hobby.


Título: Ame ni kureru to / Tokyo Yanaka 雨に暮れる塔 / 東京谷中 (1932)

Artista: Kasamatsu Shiro 笠松紫浪 (1898-1991)


postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page