top of page

Macacos me mordam


O fictício herói Usui Matagoro finca a catana na jugular de um impressionante macaco albino nas montanhas de Hida 飛騨山脈. Da boca do símio espirala um escuro fumo sulfúrico. Reza a lenda que o samurai cumpria ordens emitidas por seu senhor, Minamoto Kiso Yoshinaka 源木曾義仲 (1154-1184). Matagoro compunha o shitenno 四天王, núcleo duro dos quatro generais pontas firmes de Yoshinaka. No entanto, fontes antigas (e confiáveis) listam um quarteto completamente diferente.

É a vida.

Yoshinaka foi um personagem trágico imortalizado na obra medieval Heike monogatari 平家物語, consagrada às batalhas épicas que desembocaram na fundação do primeiro xogunato da história japonesa. O guerreiro acabou assassinado em combate por seu primo e rival, Minamoto Yoritomo 源頼朝 (1147-1199), alçado à posição de xógum 将軍 no ano seguinte, 1185.

Na imagem, Matagoro veste roupas esplêndidas. Quando criança, Utagawa Kuniyoshi auxiliou o pai em seu ofício de designer, experiência que inspirou o rico emprego de cores e padrões têxteis em suas xilogravuras. É dito que, aos 7 ou 8 anos, o artista teve contato, e se impressionou um bocado, com o musha-e 武者絵, gênero do ukiyo-e 浮世絵 consagrado ao suprassumo samurai, o que influenciou seu trabalho futuro.

 

Imagem: Usui Matagoro Hida sanchu ni ozaru o utsu 碓井又五郎 飛騨山中ニ打大猿ヲ (1834)

Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)

 

postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page