top of page

Vista número 8: patrulha ao luar

Dezoito anos após a tomada do castelo do clã Saito 斎藤氏, erigido no monte Inaba 稲葉山, em Gifu 岐阜市, na província de Mino 美濃国, Oda Nobunaga 織田信長 (1534-1582) unificou parcela significativa do território japonês por meio das armas, todavia o país ainda convulsionava com disputas políticas. A inspiração para a xilogravura, assim como a predecessora na série, advém de um episódio de Taikoki 太閤記, Crônicas de Taiko, biografia de Toyotomi Hideyoshi 豊臣秀吉 (1537-1598) escrita pelo erudito confucianista Oze Hoan 小瀬甫庵 (1564-1640) em 1626. (Taiko 太閤, regente, era o título pelo qual Hideyoshi apreciava ser conhecido.)

Saito Kuranosuke Toshimitsu 斎籐内藏之助利三 (1534-1582) foi o principal vassalo de Akechi Mitsuhide 明智光秀 (1526-1582), que, ao se aliar aos exércitos de Nobunaga, foi agraciado com um imenso feudo. Entretanto, Mitsuhide se enfureceu quando o senhor da guerra o repreendeu publicamente por derrubar o castelo Yakami 八上城, na província de Tanba 丹波国, e assassinar todos que ali se encontravam — de acordo com Mitsuhide, o senhor do castelo foi responsável pela morte da sua mãe. Nobunaga o submeteu a outra situação constrangedora durante um banquete, ocasião em que, bêbado, tamborilou um leque na cabeça do daimiô 大名 enquanto fazia troça da sua calvície.

Tudo tem limite. Mitsuhide planejou sua vingança.

A oportunidade se fez no verão de 1582, quando Nobunaga, estabelecido no templo Honno 本能寺, em Quioto 京都, despachou parcela significativa das tropas para auxiliar Hideyoshi, em campanha militar na província de Bitchu 備中国, região oeste do Japão. Durante o deslocamento, Mitsuhide ordenou aos 30 mil soldados sob seu comando que retornassem a Quioto, ocasião em que encurralou Nobunaga praticamente indefeso e o obrigou a cometer seppuku 切腹, suicídio ritual por desentranhamento.

Toshimitsu buscara persuadir Mitsuhide a reconsiderar o ato de traição, porém o daimiô se aferrou ao plano e, sendo um vassalo leal, o samurai o apoiou de modo incondicional. Na imagem, um Toshimitsu de armadura completa encontra-se em missão de reconhecimento à luz do luar. O guerreiro atravessa o rio Kamo 鴨川, que conduzia à Quioto, em preparação para o ataque ao quartel-general de Nobunaga no templo Honno, tendo à mão sua arma de predileção, uma naginata 薙刀, lança acrescida de longa lâmina curvada. No horizonte, um pôr do sol púrpura.

O sucesso da empreitada de Mitsuhide foi breve: o daimiô acabou derrotado por Hideyoshi e assassinado duas semanas depois. Toshimitsu conseguiu escapar, porém logo foi recapturado para encerrar os dias ordenado monge.

 

Título: Gekka no sekko Saito Toshimitsu 月下の斥候 斎藤利三

Série: Tsuki hyakushi 月百姿 (1885-1892)

Artista: Tsukioka Yoshitoshi 月岡芳年 (1839-1892)

Opmerkingen


bottom of page