top of page

Sabor agridoce


O samurai Hori Hidemasa 堀秀政 (1553-1590) foi braço direito de Oda Nobunaga 織田信長 (1534-1582) e, durante o governo de Toyotomi Hideyoshi 豊臣秀吉 (1537-1598), assenhoreou-se do castelo de Kitanosho 北ノ庄城. Embora um daimiô 大名 experiente, as responsabilidades da nova função o colocavam à prova.

Eis que, em certa ocasião, alguém, sabe-se lá quem, afixou na rua principal do feudo um cartaz escrito em letras garrafais: Acuso Hori Hidemasa de mau governo, seguido de uma lista com trinta pontos controversos da sua administração. Espantados, os vassalos retiraram o cartaz e prontamente o levaram ao seu senhor.

“Caçaremos o criminoso e a punição será exemplar”, exclamaram.

Hidemasa leu a declaração em silêncio.

“São críticas muito bem-vindas”, pronunciou. “Desde minha promoção, ninguém aponta meus erros. Este manifesto é a voz dos céus. Um verdadeiro tesouro!”

Reverenciou o cartaz três vezes e encerrou-o em uma caixa, que guardou com zelo. Em seguida, convocou os vassalos e analisou as opiniões desfavoráveis, discutindo-as à exaustão. As queixas que não passavam de mal-entendidos foram esclarecidas e aquelas fundamentadas, resolvidas.


Ao receber críticas, você se ofende ou as considera uma oportunidade de aprimoramento?

Dependendo da escolha, seu futuro pode mudar. E muito.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page