Os 108 heróis do Suikoden

Estas são algumas das tantas obras-primas de Utagawa Kuniyoshi para as séries consagradas aos cento e poucos heróis do Suikoden, clássico da literatura chinesa que alçou o nome do artista ao olimpo do ukiyo-e e que trata das desventuras do bando de foras-da-lei que, sob a liderança do carismático Song Jiang, roubava dos ricos para dar aos pobres.












Na primeira imagem, Ruan Xiaoqi se equilibra em um barco enquanto lança mão da pele de leopardo para se proteger da tempestade de flechas inimigas. Luxo. A obra descreve Xiaoqi como um sujeito exótico, de olhos protuberantes, suíças amarelo-nicotina e manchas escuras na pele, que conferiam ao bandido aparência de estátua de bronze.















Na segunda imagem, Ding Desun utiliza ambas as mãos para fincar a espada em um serpentão — ironia, visto que, no frigir dos ovos, o homem termina morto justamente por uma mordida de cobra.












A imagem seguinte, Wu Yong arranca suspiros com seu elegante quimono estampado com dragões. O sujeito está postado diante de um globo terrestre com sextante e executa um gesto mágico com a mão direita. Famoso pela sabedoria, cabia a Yong traçar as estratégias militares da facção.
















Na quarta imagem, Zhang Qing olha de um promontório. Ao fundo, uma cachoeira. Seminu, o fora-da-lei segura a lança em uma pose guerreira bem viril, que realça a tatuagem do rei-macaco Sun Wukong nas costas.















Por fim, Shi “Nove Dragões” Jin enfrenta Chen “Tigre Saltitante” Da. Jin recebeu o apelido graças à grande tatuagem dorsal. Dono de força sobre-humana, trata-se de um dos personagens mais populares do Suikoden.


Imagens: Ruan Xiaoqi (Katsuenra Genshoshichi 活閽羅阮小七) / Ding Desun (Chusenko Teitokuson 中箭虎丁得孫) / Wu Yong (Chicasei Goyo 智多星吴用) / Zhang Qing (Saiyenshi Chosei 菜園子張青) / Shi Jin e Chen Da (Kyumonryo Shishin 九紋龍支 e Chokanko Chintatsu 水滸伝史進)

Série: Suikoden goketsuhyakuhachinin no hitori 通俗水滸傳濠傑百八人一個 (1827-30)

Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)


postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo