top of page

Ser ou não serpente


Este é um surimono 摺物, xilogravura feita por encomenda, sem fins comerciais, produzido por Totoya Hokkei, um dos primeiros e mais conhecidos pupilos de Katsushika Hokusai 葛飾北斎 (1760-1849). O protagonista é ele, o imperador Gaozu (256-195 d.C.), nascido Liu Bang, primeiro regente da dinastia Han (202 a.C.-9 d.C. e 25-220 d.C.), cujo reinado perdurou entre os anos de 202 e 195 a.C. Trata-se de um dos raros exemplos de fundadores de dinastia de origens humildes, nascido em família camponesa.

Reza a lenda que Liu Bang e seu exército atravessavam uma região montanhosa afastada quando se depararam com uma serpente branca das grandes, daquelas capazes de bloquear a passagem dos soldados, que ficaram de cu na mão. Não passava agulha.

Mas Liu Bang era treta. Desembainhou a espada e estava em vias de fatiar a cobra quando esta lhe dirigiu a palavra e confidenciou ser um poderoso espírito ancestral, implorando ao guerreiro que poupasse sua vida. Tocado pela ladainha, Liu Bang guardou a arma e a serpente rastejou para longe.

 

Imagem: Ryuho hakuja wo kiru 劉邦白蛇を切る (década de 1820)

Artista: Totoya Hokkei 魚屋北渓 (1780-1850)

 

postagem em parceria com @pictures_of_the_floating_world

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page