top of page

Os 24 modelos de devoção filial


1 DEVOÇÃO QUE MOVE CÉUS E TERRA


a árvore prefere a inércia, mas o vento insiste em soprar

a pessoa quer ser boa aos pais, porém estes estão mortos


Yao era um imperador de grande virtude. Sob sua regência, os chineses obedeciam as leis e conviviam em harmonia. No entanto, o rosto riscado por rugas fez Yao convocar os ministros para que selecionassem um sucessor sábio e digno, apto a governar a vastidão do território.

“Majestade, existe um cidadão de nome Shun, habitante da montanha de Li, na província de Shandong. Embora sua família não coabite em termos pacíficos, ele os trata com respeito e carinho. Seu pai Gu Sou é um sujeito irracional e desagradável. A mãe faleceu quando Shun era pequeno, e sua madrasta é mesquinha e rude. O meio-irmão Xiang é preguiçoso e arrogante. Apesar das condições adversas, Shun não nutre ressentimentos, comportando-se como filho e irmão exemplar.

“Quando a família o repreende com palavras ásperas ou agressões físicas, Shun não reage. Limita-se a fugir para os campos e chorar. Todos os dias, é responsável não apenas pela aração do solo, mas também pelo plantio e pela monda, o arrancar das ervas daninhas. Pai e irmão nunca ajudam.

“Todavia, a devoção de Shun inspirou os céus e a terra. Os elefantes passaram a descer das montanhas na primavera e, em fileiras, fazem das presas arados. No verão, revoadas de corvos arrancam as ervas daninhas com os bicos. A própria natureza aprova a postura do rapaz.”

Ciente da conduta de Shun, o imperador despachou nove dos seus filhos para auxiliá-lo na lavoura. Também decidiu que duas filhas, E Huang e Nu Ying, se convertessem em suas esposas. Yao submeteu o jovem a anos de aprendizados e avaliações e, chegado o momento, conferiu-lhe o trono e se aposentou.

Sob a orientação de Shun, a China prosperou. Inspirados por sua virtude, os chineses se tornaram pessoas melhores e todos os seres gozaram de paz e felicidade.


manadas aram os campos primaveris

revoadas mondam os campos veranis

herdeiro de Yao, sentou-se no trono do dragão

um exemplo que emociona aqueles debaixo do sol

Imagem: Taishun 大舜

Série: Nijushiko doji kagami 二十四孝童子鑑 (1840)

Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)


Imagem: Taishun 大舜

Série: Morokoshi nijushiko 唐土廾四孝 (1848)

Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page