top of page

Geta


Geta 下駄 é um calçado tradicional japonês, espécie de havaianas de madeira com um a três saltos na sola, importado da China no final do período Heian 平安時代 (794-1185). As garotas de programa de luxo oiran 花魁 utilizavam geta ao desfilar pelos distritos dos prazeres 遊廓acompanhadas do séquito de serviçais, composto por meninas kamuro 禿 e wakaimono 若い者, rapazes pau pra toda obra. Enquanto as gueixas 芸者 e respectivas aprendizes maiko 舞妓 vestiam meias tabi 足袋, as oiran optavam por não fazê-lo, mesmo durante o inverno. Isso porque os dedos nus se insinuando por debaixo dos requintados quimonos enquanto as moças bambeavam como se caminhassem na brita com salto agulha era considerado erótico. Cada um com a sua tara.

Comerciantes de peixes e frutos do mar costumavam calçar geta bastante elevados, com saltos de quase 25 centímetros, que os mantinham a uma distância segura das escamas, vísceras e demais partes mau cheirosas espalhadas pelo assoalho. Por se tratar de um único salto comprido, a sandália foi batizada de tengu geta 天狗下駄, pois evocava o nariz de salsicha frankfurt da criatura folclórica.

Geta são super versáteis. Podem ser utilizados no verão, com quimonos leves yukata 浴衣. São uma opção em dias chuvosos — feitos de material rígido, evitam respingos ao caminhar e mantêm os pés e as roupas secos. No inverno, são recomendados apenas a crossfiteiros, pois acabam emperrados na neve e exigem bastante do quadríceps.


Imagem: Sanbashi no onna 桟橋の女 (c. 1844-50)

Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page